7 motivos para você começar a pular corda
Atualizado: 17 de jun.

Além de trazer boas recordações, você já pensou nas maravilhas que pular corda pode fazer pelo seu corpo? Esse exercício não exige equipamentos sofisticados, habilidades específicas e é uma ótima opção para manter-se saudável.
Selecionamos alguns benefícios dos “saltos” para te incentivar a começar já:
Faz bem ao coração – pular corda aumenta o fluxo sanguíneo, reduz a pressão arterial e o colesterol, prevenindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
Queima calorias – Você elimina muitas calorias em pouco tempo. Por exemplo, é possível queimar mais calorias em 20 minutos pulando do que em 30 minutos correndo. Está começando agora? Passe um minuto pulando e um minuto descansando. Faça isso por doze minutos, de três a cinco vezes por semana e vá intensificando aos poucos seu treino.
Fortalece os músculos – pular corda envolve todos os músculos do seu corpo, exercita tanto a parte inferior como a superior, não só ajudando a tonificar o corpo como também evitando lesões e osteoporose.
Aumenta a resistência – a atividade otimiza seu desempenho cardiovascular, aumentando sua capacidade aeróbica. Você pode aumentar a intensidade e o ritmo gradualmente, assim como a complexidade dos saltos. Isso vai fazer com que você suporte mais facilmente esforços prolongados.
Melhora sua coordenação motora e faz bem para seu cérebro – no início parece difícil mas variedade de movimentos que podem ser feitos com a corda, vai fazer com que seus braços e pernas trabalhem de forma simultânea, exigindo atenção e desafiando sua mente. Como os melhores exercícios para o cérebro são aqueles que exigem coordenação, ritmo e estratégia, essa é uma ótima opção de atividade física e mental.
Elimina o estresse – o exercício incentiva a produção de endorfinas e relaxa, aliviando sua mente e diminuindo a ansiedade.
Outra coisa interessante sobre esse exercício é que fica muito fácil controlar sua evolução contabilizando seus saltos e ir se superando a cada dia. Você administra suas séries, tempo e repetições.
As cordas são leves, baratas e fáceis de transportar, então “pule” já dessa cadeira e anime-se! Sozinho ou acompanhado, em casa ou na rua, o importante é acrescentar a corda na sua rotina.
Atenção: Pular corda é recomendado para todas as idades, desde que você não sofra de hipertensão, alguma doença cardíaca ou problemas nas articulações.
Fontes: Fitness life, Buyjump,Boa Forma e saude