Buscar

A importância da atividade física

Atualizado: 19 de jun.




Mexa-se todos os dias para que você tenha uma vida plena e cheia de saúde. Vamos abordar a importância da atividade física e que de preferência ela seja bem orientada por um profissional da área. Faça da atividade física sua rotina.

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar.

A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e autoestima.

Benefícios da atividade física:

  1. Melhora da autoestima e sentimento de bem-estar

  2. Aumento da energia

  3. Ajuda a construir e manter músculos

  4. Aumento da resistência e força muscular

  5. Melhora a flexibilidade e postura

  6. Auxílio no controle do peso

  7. Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do cólon, diabetes do tipo 2, derrame

  8. Ajuda a controlar a pressão sanguínea

  9. Reduz a depressão e ansiedade

  10. Melhora o humor

A atividade física além de trazer benefícios imprescindíveis à saúde, é importante também por razões estéticas: a atividade física queima calorias. Quando você queima mais calorias do que consome num dia, você perde peso. Você também pode evitar ganhar peso equilibrando o número de calorias que você queima com o número de calorias que você ingere. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua autoestima e fica com mais energia ou para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos.

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

À medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas:

Atividades aeróbicas – aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força – ajudam a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade – melhoram a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais.

Fonte: Emedix