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Alimentos que melhoram o colesterol

Atualizado: 17 de jun.



Melhorar o nível do colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL) é possível principalmente através da mudança do estilo de vida, que engloba uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.




Desta forma, é possível diminuir os riscos de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e até doenças como o Mal de Alzheimer.

Reunimos algumas dicas que podem te ajudar e ter uma alimentação mais saudável e manter suas taxas em equilíbrio:

  1. Cuidado com a gordura trans e saturada encontradas em carnes gordas, laticínios, alimentos fritos, processados, feitos com óleos e gorduras hidrogenadas. Dê preferência às gorduras saudáveis como aquelas encontradas em carnes magras, nozes, amêndoas, óleo de canola, azeite e cártamo.

  2. Consuma aveia. Ela promove a saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia, diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais, triglicerídios e aumenta o bom colesterol. Além disso ela possui uma fibra solúvel chamada betaglucana que faz muito bem ao nosso organismo.

  3. Invista nas frutas, legumes e verduras. Suas fibras ajudam a derrubar o colesterol e seus antioxidantes impedem a degradação dele.

  4. Coma peixes ricos em ácidos graxos ômega 3, como salmão, atum e truta. Eles ajudam a elevar seu nível de colesterol bom e proteger seu coração de coágulos e reduzir o risco de ataque cardíaco.

  5. Lembre da alcachofra. Ela diminui os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e reduzem o risco de obesidade e diabetes.

  6. A Laranja não é só uma ótima fonte de vitamina C. As substâncias antioxidantes presentes nela diminuem o colesterol ruim no organismo.

  7. Beber vinho tinto moderadamente (de uma a duas doses por dia) eleva os níveis do colesterol bom, além de possuir efeitos antioxidantes, vasodilatadores e anti-coagulantes.

  8. A linhaça é mais um alimento rico em ómega 3 e assim como a soja, ela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminui as taxas de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom.

Lembre-se de verificar os rótulos dos produtos que você adquire. É possível checar a quantidade de sódio, gordura, fibra e colesterol do que está comprando e optar por alimentos mais saudáveis.

Fonte:BrazilHealth