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Aprenda a cuidar melhor do seu coração

Atualizado: 17 de jun.




Você já se perguntou se está dando ao seu coração, os cuidados que ele merece? Não é novidade para ninguém que para a manter uma vida saudável é necessário, antes de qualquer coisa, ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Para te ajudar identificar se está no caminho certo, separamos algumas dicas para se prevenir dos principais fatores de risco para o músculo mais importante do seu corpo.

  1. Reduza a quantidade de sal – o sódio contido no sal é responsável pelo surgimento de hipertensão e outras doenças do sistema cardiovascular.

  2. Evite o estresse – esse é um dos grandes causadores de alteração de pressão, problemas físicos e emocionais.

  3. Inclua atividades físicas na sua vida – os exercícios frequentes fazem o coração bombear sangue com mais facilidade.

  4. Fuja do cigarro – se você é fumante, corre três vezes mais risco de um infarto do miocárdio do que uma pessoa que não fuma. Fumar danifica as artérias, eleva a pressão, acelera o envelhecimento e aumenta o risco de câncer.

  5. Fique de olho na balança – a obesidade causa alterações no metabolismo e facilita o surgimento de doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

  6. Não esqueça de beber água – Manter seu corpo hidratado, ajuda seu coração a bombear o sangue mais facilmente. Beba pelo menos dois litros por dia.

  7. Tenha uma alimentação balanceada – evite o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos saudáveis, com fibras e antioxidantes são fundamentais para o bom funcionamento do coração.

  8. Verifique sempre a sua pressão – as pessoas deveriam checar sua pressão pelo menos uma vez ao ano. O diagnóstico precoce da hipertensão é muito importante.

  9. Atenção ao colesterol – o acúmulo de gordura nas artérias dificulta a passagem de sangue pelo corpo.

  10. Procure ter uma boa noite de sono – não dormir bem ou a quantidade de horas suficientes (pelo menos oito horas) contribui para a compressão dos vasos sanguíneos, aumento da pressão arterial, desregula o açúcar no sangue o que contribui para o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.

Lembre-se que manter uma dieta saudável, praticar exercícios com frequência e beber bastante água são hábitos que devem ser mantidos para sempre! Seu coração agradece.

Fonte: Boavontade.com