Buscar

Como o exercício físico afeta a sua memória

Atualizado: 16 de jun.



Quando fazemos exercícios físicos, a pressão e o fluxo sanguíneos aumentam em todas as regiões, inclusive no cérebro, fazendo com que ele funcione melhor.

Embora alguns estudos tenham mostrado uma ligação entre exercício e memória, não ficou claro como eles estão conectados.

Mas agora, pesquisadores da Universidade de Illinois acreditam ter identificado que a microestrutura do hipocampo do cérebro, uma região essencial para as memórias de aprendizado e formação, ativa-se principalmente durante a prática de exercícios físicos.

O estudo, publicado na revista NeuroImage , envolveu 51 jovens adultos saudáveis. Os resultados dos testes de aptidão física e memória foram comparados e os autores descobriram que na maioria das vezes, aqueles que tiveram melhor desempenho no teste de condicionamento físico, também se saíram melhor no teste de memória, o que confirmou testes anteriores.

A viscoelasticidade é uma propriedade na qual o tecido é elástico, como um colchão de espuma firme, e viscoso, como um colchão de espuma de memória, explicou o Curtis Johnson, autor do estudo. Os pesquisadores descobriram que um hipocampo mais elástico, em vez de viscoso, correlacionava-se com melhor aptidão e memória.

“Usar uma nova ferramenta para examinar a integridade do hipocampo em jovens adultos saudáveis ​​pode nos dizer mais sobre como esta região funciona e como prever a necessidade de uma intervenção precoce. No momento em que concluíamos o estado das doenças, muitas vezes era tarde demais “, disse o autor do estudo, Aron Barbey .

O estudo de Barbey é único porque pesquisas anteriores focaram principalmente no tamanho do hipocampo, e não em sua estrutura.

Sabemos que exercícios físicos fazem bem para a saúde cardiovascular, mas você sabia que a saúde do coração impacta diretamente no funcionamento do cérebro?

Os participantes que se saíram melhor em um teste de memória também ficaram na frente em um teste de condicionamento cardiovascular. Uma visão adicional deste novo estudo mostrou que aqueles que tinham melhor saúde cardiovascular tinham mais tecido elástico no hipocampo.

“Um tecido elástico é como um colchão de espuma firme que aparece logo depois de você se levantar” disse Curtis Johnson. “Quando o hipocampo é mais viscoso, a memória é pior. Um hipocampo viscoso é como um colchão de espuma de memória que mantém sua forma mesmo depois de você se levantar”.

Fonte: MedicalDaily