Buscar

Conheça os benefícios da Dança

Atualizado: 16 de jun.



Normalmente é difícil diminuir a quantidade de tempo que passamos sentados em uma mesa de trabalho, então para nos tornarmos mais ativos, é necessário otimizar nosso tempo nos dedicando a atividades prazerosas nos momentos livres, que tragam benefícios à nossa saúde física e mental.

Selecionamos algumas informações sobre uma das atividades mais completas para te incentivar a começar a se cuidar agora mesmo.


Você sabia que a dança é a combinação perfeita de atividade física, inteiração social e estimulação mental, e que pode trazer diversas vantagens para a sua vida?

  1. Se está procurando uma forma divertida de perder peso, a dança é uma ótima opção! Ela exige muita energia e acelera o metabolismo pois envolve o movimento do nosso corpo em várias direções. É claro que a quantidade de calorias que você vai gastar está relacionada ao tamanho do seu esforço, mas em média, em apenas 30 minutos de dança você pode queimar entre 200 e 400 calorias.

  2. Como é necessário fazer exercícios de alongamento antes de sair por aí se aventurando ao som de “Dirty Dancing”, sua flexibilidade vai aumentar e consequentemente te proteger contra lesões, melhorar suas habilidades e diminuir possíveis dores musculares e nas articulações após o exercício.

  3. Essa atividade também vai contribuir para o aumento da sua resistência e força muscular. Seus músculos serão condicionados a trabalhar mais e você sentirá cada vez menos fadiga. Resultado: corpo tonificado e mais disposição.

  4. Muitas vezes não paramos para pensar como a postura é importante para nossa saúde. Ficar muitas horas sentados em frente a um computador por exemplo, deixa nossos ombros curvados e nossa coluna em péssima posição. A dança vai melhorar sua postura, equilibrando seu tronco, reduzindo dores nas costas e até melhorando sua respiração.

  5. Dançar aumenta sua consciência corporal, te ajudando a conhecer seu próprio corpo, seus processos internos, a forma de se expressar e se movimentar, respeitando seus limites.

Sabe aquele ditado que diz “a dança é um santo remédio”? Pois é, ele está certíssimo! Além de todos os benefícios citados acima, a dança ainda faz bem ao cérebro retardando seu processo de envelhecimento, melhorando a memória, o humor, a concentração, o equilíbrio e o aprendizado. Ainda diminui os níveis de estresse, ansiedade e depressão.


Ela proporciona uma saída para expressar seus sentimentos ou até mesmo esquecer-se de tudo, relaxar e ter um momento só seu.

O mais legal é que essa é uma atividade para todas as idades e ambos os sexos. Então, te desafio a encontrar um motivo para não experimentar os “passinhos”.  A hora é essa!

Fonte: Health Gui Dance , GREENME