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Exercícios físicos na gravidez é recomendado

Atualizado: 17 de jun.



A prática do exercício físico na gravidez é muito benéfica para a futura mamãe, entretanto é necessário se atentar para a individualidade de cada caso, respeitando as possíveis limitações. Os benefícios são inúmeros, como a diminuição dos desconfortos físicos, dores nas costas, fadiga, inchaços das articulações, ajudam a melhorar o humor, a autoestima, controle do peso corporal, controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue) evitando uma diabetes gestacional, controle da pressão arterial e melhora da qualidade do sono, entre outros!


 Existem contraindicações?

A recomendação é sempre conversar com seu médico para que o mesmo possa atestar a sua liberação para a prática do exercício físico, e buscar a orientação de um profissional de Educação física para a prescrição do seu programa de treinamento. O médico irá analisar o histórico de aptidão física de cada mulher, orientando em qual momento do período gestacional ela poderá iniciar os exercícios, e em caso de qualquer contra tempo tais como, alterações metabólicas e fisiológicas se necessário interromper. O professor de Educação física ficará a cargo da montagem dos programas de treino, analisando quais os tipos de exercícios poderão e deverão ser feitos para cada momento do período gestacional, respeitando o limite de cada mulher. O trabalho multidisciplinar realizado pelo medico e o profissional de Educação física será de suma importância para o desenvolvimento saudável e seguro durante esse período.


Quais os exercícios mais indicados na gravidez?

  1. Caminhadas

  2. Pilates

  3. Hidroginástica

  4. Natação

  5. Alongamentos

  6. Ioga

  7. Bicicleta

  8. Musculação leve

A gravidez pode ser o momento certo para começar a se exercitar, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário. Melhorar sua qualidade de vida só vai fazer bem para você e seu bebê. Vale lembrar que os exercícios melhoram o tônus muscular, que além de aumentar a força e resistência, vão ajudar no controle do peso e numa recuperação pôs parto eficaz.


João Gabriel Fallett – CREF: 033463 G/RJAdverte nunca realize nenhum tipo de exercício físico ou Treinamento sem a prescrição

e orientação de um Profissional de educação Física.