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Melhore sua saúde praticando o hábito de correr

Atualizado: 17 de jun.



A corrida é um dos exercícios físicos mais completos que existe. Além de fazer bem à mente, ajuda a manter a forma. Podemos dizer que ela transforma o corpo e a alma!

Essa é uma atividade que envolve quase todos os músculos e é uma ótima aliada na queima de gorduras e aumento da massa muscular.





As vantagens da corrida são inúmeras para sua saúde física e mental:

  1. Aumenta sua capacidade respiratória

  2. Diminui o estresse, a ansiedade e o risco de depressão

  3. Libera endorfina, o “hormônio da felicidade”, que vai incentivar pensamentos positivos e trazer aquela sensação de bem-estar.

  4. Melhora a qualidade da visão e audição

  5. Acelera o metabolismo e faz com que o organismo continue nesse ritmo por algumas horas após o exercício, ajudando assim a reduzir seu o peso corporal e aumentando sua autoestima.

  6. Ativa a circulação sanguínea diminuindo os problemas de coração

  7. Melhora a qualidade do sono

  8. Aumenta o condicionamento físico

  9. Fortalece as articulações

  10. Faz com que o cérebro trabalhe melhor, aumentado a memória e a capacidade de aprendizagem

Comece a correr!

Correr é uma atividade simples e barata, então caso você não tenha tempo ou não goste de academias, esse é uma ótima opção de exercício para praticar ao ar livre.

A dica principal para quem quer começar a correr é: vá com calma. Faça alongamentos regularmente e comece com caminhadas leves e vai aumentando gradativamente o tempo, a intensidade e a distância, durante pelo menos duas semanas.

Quando você perceber que seu corpo está pegando o ritmo, comece a correr. Desta forma você vai evitar lesões e sobrecargas de exercícios.

Evite alimentos pesados ou de difícil digestão antes da corrida. O ideal é consumir alimentos com baixo índice glicêmico e ricos em carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo.

Use roupas adequadas, tênis apropriados, trace uma rota segura, relaxe e curta o momento. Mas lembre-se, esteja sempre atento aos sinais do seu corpo: ele mesmo vai te mostrar até onde pode ir. Caso sinta alguma dor persistente ou que piore à medida que você se exercita, procure um especialista.

Depois do treino, não se esqueça do alongamento e de fazer uma refeição leve para repor os nutrientes.

E por fim, lembre-se de beber muita água para hidratar o corpo e usar sempre protetor solar.