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Mindfulness: mente sã corpo em forma.

Atualizado: 17 de jun.



Você já deve ter ouvido alguma vez a frase “mente sã em corpo são”, certo? Isso porque nosso corpo e mente estão totalmente conectados. Justamente por isso, cuidar da saúde mental é primordial para manter a mente e o corpo em equilíbrio.

Uma prática simples que vem ganhando cada vez mais adeptos é a meditação mindfulness que consiste em estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e harmonia.

A técnica nos ajuda a estarmos atentos e presentes ao momento.  Em prestar atenção ao que o corpo está fazendo e sair do modo “piloto automático”.  A prática frequente da meditação nos ajuda a manter a mente calma e centrada, assumindo maior controle das nossas próprias decisões.

Se você está com dificuldade de seguir uma alimentação saudável, por exemplo, a meditação também pode te ajudar, reduzindo sua ansiedade e desenvolvendo o autocontrole o que o auxiliará a ter foco e controlar seus impulsos. Tendo consciência sobre o seu corpo e mente, fica mais fácil seguir quaisquer metas estabelecidas.

E por falar nisso, você já percebeu como a saúde da nossa mente impacta no nosso corpo? Uma pessoa com saúde emocional ruim tem seu sistema imunológico afetado e consequentemente, possui maior probabilidade de desenvolver doenças psicossomáticas como dores, palpitação, disfunções gastrointestinais, tonturas, tremores ou suor.

Veja algumas dicas do que você pode fazer para beneficiar a conexão entre a mente e o corpo:

  1. Meditar frequentemente: vai te ajudar a regular seu sono, reduzir a ansiedade, combater de dores físicas, alcançar a estabilidade emocional, fortalecer o sistema imunológico e maior sensação de tranquilidade e bem-estar.

  2. Praticar atividades físicas: o aumento do fluxo sanguíneo resulta em uma melhor função cerebral. Além disso, a prática de atividade física está associada à melhora do humor, do sono, desenvolvimento da memória e concentração, do fortalecimento do sistema imunológico, da ansiedade e da depressão.

  3. Ter uma alimentação saudável: o ajudará não só a manter o bom funcionamento do organismo, mas também do cérebro. Dê preferência a alimentos naturais, beba muita água e fique atento aos sinais do seu corpo.

Yes, we can!

Seja você mesmo o responsável pela mudança para uma vida mais saudável e feliz!

Medite, pense positivo, alimente-se bem e pratique exercícios.

Fonte: mindfulnessbrasil