Buscar

Os 8 alimentos onde você encontra as melhores fontes de fibras

Atualizado: 17 de jun.



As fibras são substâncias encontradas em alimentos vegetais como grãos, cereais, verduras, legumes e frutas, que não são digeridas pelo organismo, mas trazem uma série de benefícios para sua saúde.

O consumo de fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, estimulam o trânsito intestinal, aumenta a sensação de saciedade, reduz a absorção de gorduras no intestino e mantém o bom funcionamento da flora intestinal.


Você já parou para pensar se está ingerindo fibras suficientes para o bom funcionamento do seu organismo? Se sua resposta foi não, está na hora de mudar isso!

Selecionamos uma lista de 8 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta:

  1. Framboesa – essa é uma fruta com o teor de fibras superior à maioria das outras devido às sementes nela encontradas. Uma xícara apenas de framboesa possui tanta fibra quanto três fatias de pão integral. Além disso, ela é rica em vitamina C e antioxidantes.

  2. Amêndoas – a combinação de proteínas vegetais, fibras, gorduras monossaturadas, magnésio e vitamina E, fazem das amêndoas um lanche muito saudável para o coração.

  3. Feijão – são encontradas aproximadamente de 5g a 8g  em cada 100g de feijão. Entre as leguminosas, ele é o que possui a maior concentração de fibras, proteínas e ferro.

  4. Abacate – possui 9g de fibra que, junto com as gorduras monossaturadas, podem ajudar a melhorar o processo de digestão. Essa fruta é rica em vitamina C, potássio, magnésio, vitamina E e diversas vitaminas B.

  5. Massa integral – enquanto uma xícara de massa branca tem 9% da ingestão diária recomendada de fibras, a porção da mesma massa sendo integral tem 23%. Esse alimento também possui vários nutrientes, vitaminas e minerais.

  6. Batata – a batata doce é a que oferece o maior teor de fibras de todos os tipos de batatas (4g). É uma ótima fonte de ferro, vitamina C, potássio, vitamina E e vitamina A. Sua casca também deve ser aproveitada!

  7. Brócolis – uma xícara de brócolis pode conter até 5g de fibras. É rico em vitamina C, vitamina K, folato, vitaminas B, potássio, ferro, manganês e antioxidantes. Ele pode ser consumido de várias formas: cru, cozido no vapor, torrado… Só não exclua suas hastes na hora de cozinhar, pois assim como a casca da batata, elas são uma rica fonte de fibras.

  8. Pipoca – por ser um grão integral, ela é considerada uma boa fonte de fibras: em cada 100g encontramos 10g de fibras. Nesse petisco delicioso, também encontramos o amido resistente, que é uma ótima fonte de carboidrato, e ácido fólico. Mas estamos falando da pipoca feita na panela, com um fiozinho de óleo e pouco sal, ok?!

É recomendada ao homem adulto a ingestão diária de 38 gramas de fibras e às mulheres em torno de 25 gramas.

Importante: vale lembrar que uma dieta rica em fibras requer, no mínimo, o consumo de 2 litros de água por dia.

Fonte :MedicalDaily